Neurofisiologia

Eletroencefalograma

O que é ?

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.

Quando está indicado?

Suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos.
Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença.
Pacientes com alteração da consciência.
Avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas.

O que é ?

Quando está indicado?

Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença.
Pacientes com alteração da consciência.

Polissonografia

O PSG consiste no registro simultâneo de algumas variáveis fisiológicas durante o sono.

O exame pode ser realizado também com CPAP (máscara que proporciona pressão positiva nas vias aéreas) para o tratamento de quadros de apnéia do sono.

Indicação

Quadros de insônias
Quadros de sonolência excessiva
Distúrbios respiratórios sono-dependentes
Comportamentos anormais durante o sono

Realização

O exame é realizado durante a noite com o objetivo de reproduzir algumas das características habituais do paciente.

O paciente deve chegar à clínica cerca de 30 minutos antes do horário agendado para o início do exame onde permanecerá até a manhã seguinte.

Eletrodos e sensores serão colocados no corpo do paciente para o registro de atividade elétrica cerebral, movimentos dos olhos, do nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca, fluxo respiratório e movimentos respiratórios.

Parâmetros analisados: tempo que o paciente demora para adormecer, a quantidade de sono e das diferentes fases de sono, o número de eventos anormais (apneias do sono, movimentos dos membros e outras variáveis) e teor de oxigênio no sangue.

Contraindicação

Quadro gripal
Quadro febril
Qualquer outra condição clínica que impossibilite a realização do exame.

Preparo para a realização da Polissonografia

O paciente deve estar bem alimentado.
Evitar o uso de bebida alcoólica no dia do exame.
Cabelo deve estar lavado e seco,
Não utilizar no cabelo produtos como gel, spray, cremes, óleos, laquê e etc .
Paciente que usa barba, deve fazê-la no dia do exame.
A medicação habitual deve ser continuada.
A retirada de medicações deve ser feita unicamente sob orientação do médico do paciente. Caso faça uso de antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos, anti-psicóticos, recomenda-se um período de 14 dias para a realização do exame se a medicação for suspensa.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.