• Sinapse Reabilitação

Exercícios reduzem quedas de pessoas com doença de Parkinson

Um dos cuidados necessários com as pessoas que sofrem com a doença de Parkinson é a prevenção de quedas, um problema comum, já que dois terços das pessoas que têm a doença costumam cair repetidamente, o que pode até agravar o seu quadro clínico.

Com base neste fato, um novo estudo foi publicado no jornal médico Neurology, da Academia Americana de Neurologia. Durante o estudo, 231 pessoas portadoras da doença ficaram em observação e executaram exercícios por 60 minutos, três vezes por semana, em um período de seis meses, dentro de suas casas. O resultado foi extremamente satisfatório, apontando que 70% dos pacientes que seguiram o programa de atividades físicas se mostraram menos suscetíveis a quedas, isto quando comparados às pessoas que não participaram do programa.

Os exercícios incluíam treinos de marcha na esteira, flexão de joelhos apoiado em uma cadeira e alongamento, feito para melhorar o equilíbrio do grupo analisado. Mais que reduzir as quedas, a atividade física aumentou a qualidade de vida dos pacientes, que apresentaram melhor desempenho em sua movimentação e também no equilíbrio do próprio corpo.

O Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos de quem sofre desta patologia, acompanhado de tremores e dificuldade para falar e escrever, apesar de não afetar a capacidade intelectual. Conheça como a Sinapse pode trazer mais qualidade de vida para pessoas que precisam conviver com este problema que não tem cura, mas pode ser trabalhado para que o paciente tenha os seus efeitos minimizados e uma vida mais segura.

Fonte: ZH Melhor Idade. Link