Exercício Aeróbico

O que é exercício aeróbico para pacientes com doenças neurológicas?

Os exercícios aeróbicos garantem que nosso sistema cardiovascular e respiratório trabalhe harmoniosamente, permitindo um suprimento adequado de oxigênio aos músculos em atividade.

Estes exercícios trazem diversos benefícios ao organismo melhorando a qualidade de vida.

A equipe técnica da Sinapse desenvolveu protocolos de treinamento de força muscular, proporcionam melhorias no condicionamento cardiovascular, na capacidade respiratória e ganho na performance funcional. A frequência destes exercícios trazem diversos benefícios ao organismo, proporcionando a melhora na qualidade de vida.

Objetivos dos exercícios aeróbicos.

• melhora no condicionamento cardiovascular

• aumento da capacidade cardiorrespiratória

• aumento da massa muscular

• melhora do perfil lipoprotéico

• melhora da saúde do cérebro (paciente pós AVC)

• melhora do sistema imunológico

• aumento da resistência à fadiga

• melhora da coordenação motora, força e equilíbrio

A Sinapse Reabilitação é uma clínica especializada em recuperar e melhorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam dificuldades ou limitações em suas atividades diárias.

A prática baseada em evidências científicas faz a Sinapse ser referência em reabilitação neurológica e cardiorrespiratória.

Os valores da Sinapse partem de uma visão humanística com o objetivo de ser uma rede de conexão e técnicas que possibilitarão a recuperação funcional e a reabilitação integral do paciente.

Além disso, a clínica estimula a contínua formação e o aprimoramento profissional da equipe a fim de qualificar cada vez mais os serviços oferecidos.

A dedicação integral de uma equipe multidisciplinar é essencial para estimular a esperança de novos momentos de vida plena aos pacientes por ora fragilizados.

SERVIÇOS

• Fisioterapia Neurológica

• Fisioterapia Cardiorrespiratória

• Fisioterapia para Terceira Idade

• Neuropsicologia

• Fonoaudiologia

• Exercícios com Realidade Virtual (“wii-Rehabilitation”)

Após AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) pode ser definido como agressão neurológica aguda devida a uma lesão vascular.

A maioria dos sobreviventes exibirá incapacidades residuais significativas, o que faz do AVC a primeira causa de incapacidade funcional no Brasil e em todo o mundo ocidental.

Pacientes que sofrem um AVC podem apresentar déficits de inúmeros tipos e combinações, incluindo alterações sensoriais, sensitivas, motoras, cognitivas e da linguagem. Estudos têm demonstrado que a reabilitação após o AVC é essencial, podendo melhorar a capacidade funcional até mesmo de pacientes com lesões neurológicas graves e incapacidade funcional importante.

Equipe SINAPSE de Reabilitação

A Sinapse conta com uma equipe especializada em reabilitação do AVC.

A partir de uma cuidadosa avaliação das necessidades específicas de cada paciente e de uma interação produtiva com os médicos que o assistem, é desenvolvido um programa multidisciplinar individualizado, com o uso de abordagens modernas e cientificamente comprovadas, incluindo:

• Avaliação médica e neurofisiológica

• Reabilitação motora e de equilíbrio

• Recondicionamento cardiorrespiratório

• Pratica mental

• Treino de marcha

• Realidade virtual

• Reabilitação cognitiva

• Reabilitação das afasias e da disfagia.

Esperança é o primeiro passo na reabilitação após um AVC.
O segundo é tratar-se na SINAPSE.

Domiciliar

O que é Reabilitação/Fisioterapia Domiciliar?

A fisioterapia domiciliar torna o atendimento mais humanizado. Ela é desenvolvida em um ambiente mais confortável e um tratamento individualizado.

Vários são os motivos que levam um paciente a optar fisioterapia em casa. Muitos recorrem por impossibilidade de locomoção, por idade avançada, por estarem acamados e/ou pelo conforto do lar. Além disso, a presença de um familiar ou acompanhante pode auxiliar na reabilitação.

Vantagens da fisioterapia domiciliar:

• Tratamento individual e especializado

• Comodidade e bem-estar

• Facilidade para adaptar o ambiente domiciliar com as novas necessidades do paciente

Pulmonar/Fisioterapia Respiratória

O que é Reabilitação Pulmonar/Fisioterapia Respiratória?

A fisioterapia respiratória visa à prevenção e o tratamento das doenças que atingem o sistema respiratório e cardiopulmonar decorrentes distúrbios pulmonares crônicos ou agudos. Ela melhora o aporte de oxigênio em todo o organismo.

A fisioterapia respiratória deve ser realizada por fisioterapeuta em casa, na clínica, no hospital ou no trabalho. Além disso, a fisioterapia pode ser feita na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com o paciente respirando com a ajuda de aparelhos.

Em que condições uma pessoa pode se beneficiar da reabilitação pulmonar?

(DPOC) Doença Pulmonar Obstrutiva
Apneia Obstrutiva do Sono
Asma
Aspiração Traqueal
Bronquite
Câncer de Pulmão
Fibrose Cística
Fisioterapia na UTI
Infarto Agudo do Miocárdio
Insuficiência Pulmonar
Pneumonia

Objetivo do programa de reabilitação pulmonar:

O objetivo é liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão. Exercícios respiratórios são fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Para tal, o fisioterapeuta pode recorrer a aparelhos específicos de acordo com o quadro clínico do paciente.

Neurológica

O que é a Reabilitação Neurológica?

Reabilitação neurológica é um programa feito para pessoas com doenças, trauma ou desordens do sistema nervoso. A reabilitação neurológica pode com frequência diminuir os sintomas, melhorar as atividades funcionais e o bem estar dos pacientes.

Em que condições uma pessoa pode se beneficiar da reabilitação neurológica?

Lesões, infecções, doenças degenerativas, defeitos estruturais, tumores e desordens do sistema circulatório podem lesar o sistema nervoso.

A seguir estão listadas algumas das condições em que o paciente pode ser beneficiado pela reabilitação neurológica :

• Doenças vasculares como acidentes vasculares cerebral isquêmico (causados por entupimento de um vaso), hemorrágico (causado por sangramento no cérebro) e ataque isquêmico transitório.

• Infecções como meningite, encefalite e abscesso cerebral.

• Traumatismo cerebral e traumatismo raqui-medular.

• Desordens neuromusculares ou estruturais como paralisia facial periférica, espondilolistese cervical, síndrome do túnel do carpo, tumores medulares ou cerebrais, neuropatias periféricas, distrofia muscular, miastenia grave, e síndrome Guillain-Barré.

• Doenças degenerativas como doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrofica (ELA) e coreia de Huntington.

Objetivo do programa de reabilitação neurológica:

O objetivo da reabilitação neurológica é ajudar o paciente a atingir o mais alto nível de funcionalidade e independência possível, melhorando a qualidade de vida – fisicamente, emocionalmente e socialmente.

O envolvimento ativo do paciente e da família é de vital importância para o sucesso do programa.

Para atingir esses objetivos nosso programa de reabilitação neurológica inclui:

• Avaliação inicial

• Escolher os objetivos junto ao paciente e aos familiares

• Treinamento de atividades de vida diária, como comer, se vestir, tomar banho, escrever, cozinhar…

• Fonoaudiólogo para ajudar os pacientes a falar, ler, escrever, ou deglutir.

• Monitoramento do stress, da ansiedade, e da depressão.

• Tratamento para incontinência urinária e fecal.

• Atividades para promover mobilidade, controle motor, treino de marcha e equilíbrio.

• Programas de exercícios para prevenir ou diminuir fraqueza causada por desuso, funcionalização do tônus muscular e manutenção do arco de movimento.

• Atividades para melhorar as faculdades cognitivas, como concentração, atenção, memória e falta de julgamento social adequado.

• Ajuda para obter órteses a fim de promover independência.

• Palestras educativas para pacientes e familiares

• Escalas para medir segurança, independência e necessidades de adaptação do espaço domiciliar.

Equipe multidisciplinar da reabilitação neurológica:

O programa de reabilitação neurológica pode ser conduzido dentro do hospital, a domicílio ou ambulatorial na clínica Sinapse. Vários profissionais especializados fazem parte da equipe como, por exemplo:

• Médico Assistente

• Fisioterapeuta

• Terapeuta Ocupacional

• Fonoaudiologo

• Neuropsicologo

Os profissionais da Sinapse são capacitados para desenvolver técnicas, estabelecer fases da evolução, visando a recuperação plena dos pacientes durante as sessões.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.